Desde 1962, quando a cirurgia de prótese de mama surgiu, até os dias de hoje, especialistas e cirurgiões do mundo todo buscam aprimorar as técnicas cada vez mais, para oferecer uma maior satisfação e melhor experiência para as pacientes. Hoje, as técnicas modernas de cirurgia de mama têm objetivos que vão além da estética, que passam pela segurança do procedimento e tranquilidade no pós-operatório. Abaixo, vamos falar do Funil, técnica moderna que permite que o cirurgião insira a prótese mamária sem que precise manuseá-la. Veja abaixo!
O que é a Técnica do Funil para a cirurgia de mama?
Dentre as inovações da cirurgia de mama, a técnica do Funil é uma das menos invasivas, e que proporciona uma recuperação muito mais tranquila. O Funil de Keller foi inventado pelo médico americano Dr. Kevin M. Keller e trata-se de um dispositivo em forma de funil, composto por ácido hialurônico, onde a prótese é inserida diretamente na mama da paciente sem que seja manipulada pelo cirurgião, ou encostada na pele, tornando o procedimento muito mais seguro.
Esse método foi criado para facilitar a cirurgia e a deixar muito mais segura e refinada. Ele funciona para todos os tipos e formas de prótese, permitindo que a paciente sempre possa optar por ela, além de também pode ser usado em qualquer via de acesso: inframamária, axilar, areolar, etc.
Essa técnica pode ser aplicada em conjunto com outros procedimentos, como a mastopexia com prótese, a redução de mama, além de poder ser usada para qualquer tipo de aplicação de silicone e local de implantação, como a gluteoplastia.
Quais os benefícios do uso do Funil?
A técnica do Funil em cirurgia de mama conta com diversos benefícios. É uma técnica menos invasiva, e que facilita bastante o sucesso do processo cirúrgico. Acompanhe a lista de vantagens abaixo:
- Maior higiene: Como a prótese não é manipulada pelo cirurgião e nem encosta na pele, há uma diminuição significativa dos riscos de contaminação bacteriana e da contratura capsular (perda da elasticidade da cápsula que envolve o implante de silicone, provocando o endurecimento). Por isso, é um método muito mais seguro e higiênico.
- Menor trauma: Além de diminuir o risco de infecção, ocorre um menor trauma para o paciente e na cicatriz, que pode ser menor, melhorando ainda mais a estética da região.
- Incisões menores: O funil permite que os cortes de incisão sejam mais curtos, um dos motivos para a cirurgia oferecer um menor trauma para a incisão. O que faz com que a paciente sinta menos dor no pós-operatório, além de passar menos tempo na sala de operação.
- Recuperação rápida: A técnica do funil permite uma recuperação mais rápida para que as mulheres possam retornar às atividades normais mais cedo. A maioria das mulheres que desejam realizar cirurgias plásticas tem medo de passar por uma recuperação longa e dolorosa, o que não ocorre com a utilização desse método, na maioria dos casos.
- Evita o atrito com a pele da paciente: Durante cirurgias plásticas, a pele da paciente pode se arranhar, queimar ou alargar a cicatriz por causa do atrito com a prótese, que é inexistente nessa técnica. Ninguém encosta na prótese, nem mesmo a pele da paciente.
Portanto, a técnica do Funil permite intervenções muito mais seguras e resultados satisfatórios, por proporcionar uma cicatriz menor, reduzir a dor pós cirúrgica e o risco de complicações.
Quais os cuidados necessários para quem for realizar a cirurgia com essa técnica?
O cuidado mais importante é escolher um médico de confiança e que tenha experiência na técnica. Além disso, existem alguns cuidados a serem tomados antes e depois do procedimento. Saiba quais são eles:
1- Cuidados pré-operatórios:
- Utilizar o sabonete antisséptico durante o banho;
- Não usar maquiagens ou jóias;
- Utilizar roupas confortáveis e largas;
- Levar exames pré-operatórios;
- Realizar jejum completo de 8 horas;
- Suspender o cigarro com 2 semanas de antecedência;
- Suspender bebidas alcoólicas com 1 semana de antecedência.
2- Cuidados pós-operatórios:
- Evitar a exposição solar;
- Respeitar o tempo de recuperação (que é menor utilizando essa técnica);
- Utilizar o sutiã cirúrgico pelo tempo indicado;
- Dormir de barriga para cima no primeiro mês;
- Evitar muita movimentação nos braços;
- Evitar atividades físicas no primeiro mês, e não levantar peso.
Para quem é indicada?
A cirurgia da prótese mamária, em geral, é indicada para mulheres que desejam melhorar a simetria dos seios, e aumentar o volume e a firmeza da região. Mulheres que passaram pela amamentação ou obtiveram um aumento na flacidez devido ao envelhecimento, as que passaram pelo câncer de mama e desejam reconstruir os seios, ou que passaram por uma perda significativa de peso, e também as que possuem assimetria entre as mamas.
É indicada para mulheres de todas as idades, a partir dos 16 anos (com autorização do responsável), é claro.
Já a técnica específica do Funil, é indicada para todas as mulheres desses grupos, que desejam uma cirurgia menos invasiva, mais segura e higiênica. E também, as que não querem passar por um pós operatório doloroso e lento, e preferem uma recuperação mais rápida.
As mulheres que se preocupam mais com a questão da cicatriz também podem optar por esse método pois, mesmo que não seja nada realmente garantido, ele conta com uma maior possibilidade de deixar uma cicatriz menor do que os procedimentos de prótese mamária comuns.